domingo, 12 de abril de 2009

A mais bela do mundo

"A princesa colocou o espelho contra a parede, para poder ver melhor como lhe ficava o vestido cor de céu que a rainha mandara fazer para a sua festa de aniversário.
Perante a imagem que o espelho lhe devolveu, a princesa, vaidosa desde o dia do seu nascimento, gritou:
- Sou a mais bela do mundo!
Nesse momento ouviu-se uma gargalhada tão forte que até o espelho estremeceu e por pouco não se desfez em cacos sobre a alcatifa do quarto.
- Que conheces tu do mundo, ó princesa? – ouviu-se então uma voz que entrava com força pelas janelas do quarto.
A princesa tremeu de susto.
- Quem me fala assim? – perguntou, a medo.
Segunda gargalhada:
- Sou eu.
- Eu quem? – perguntou a princesa, sem perceber nada.
Terceira gargalhada:
- Eu. O mundo. O mundo que está lá fora, por detrás das janelas do teu quarto, para lá dos muros do teu palácio e das montanhas do teu reino. Um mundo com que tu nem sonhas. Um mundo cheio de pessoas que nunca viste. E entre essas pessoas, quem pode assegurar-te de que não existe uma princesa mais bela do que tu?
A princesa suspirou fundo.
E, após alguns minutos, depois de olhar de novo para a sua imagem no espelho contra a parede, murmurou:
- Sou a mais bela do meu quarto…"


Alice Vieira

2 comentários:

M. disse...

Este post fez-me recuar 20 a 25 anos, para me ver deitada, barriga sobre a cama a devorar livro atrás de livro, desta que foi (e até certo modo ainda é) a minha escritora favorita.
Acho que vou dar um pulinho a casa da minha mãe para ir buscar a colecção, e regressar a fundo a estas belas memórias.
Beijinhos

Inês disse...

Esta é, sem dúvida, a minha história. Não é Mãe?